A Coordenação Intermediária da Educação Especial e as Professoras Itinerantes, mediante discussão do Currículo, propõem:
Potencialidades | Fragilidades | Alterações propostas para o currículo |
Definição do público alvo atendido pela Educação Especial, conforme proposto na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: estudantes com deficiência, TGD e AH/SD. (pág. 168 – anos iniciais) (pág. 227 – anos finais) | Os alunos com Transtornos Funcionais: TDAH, TDA, Dislexia, DPAC ainda não possuem um atendimento específico. | Especificar como será realizado o atendimento aos alunos com Transtornos Funcionais: TDAH, TDA, Dislexia, DPAC. |
O Currículo considera o respeito às diferenças e a valorização da diversidade. (pág. 168 – anos iniciais) (pág. 227 – anos finais) | O Currículo não deixa clara a importância de se valorizar as potencialidades de todos os estudantes. | Registrar que na construção e na aplicação do currículo devem ser considerados o respeito às diferenças e a valorização da diversidade, bem como as potencialidades de cada estudante. |
O Currículo propõe o registro das adequações curriculares e explica, de forma clara, os níveis de adequação. (págs. 170 a 173 – anos iniciais) (pág. 228 a 231 – anos finais) | O Currículo não deixa clara a responsabilidade do professor regente da classe comum no preenchimento do formulário. Também não define o período para o preenchimento nem como será feito o acompanhamento e a avaliação das adequações propostas. | Explicitar a responsabilidade do professor regente da classe comum no preenchimento do formulário, definir o período para o preenchimento e como será feito o acompanhamento e a avaliação das adequações propostas. Reforçar a importância das ações da Educação Especial estarem presentes no PPP e terem o apoio da Direção da escola. |
O Currículo sugere recursos de acesso para estudantes com Deficiência Visual (págs. 173 e 174 – anos iniciais) (págs. 231 a 233 – anos finais) | Os recursos materiais específicos para os estudantes com DV nem sempre estão disponíveis em tempo hábil. | Garantir a disponibilização dos recursos materiais aos estudantes com deficiência visual. |
O Currículo sugere adequações para estudantes com altas habilidades/superdotação (pag. 181 – anos iniciais) (pág. 238 e 239 – anos finais) | As adequações sugeridas não contemplam as múltiplas inteligências na prática escolar. | Inserir as sugestões propostas pelo MEC no livro: Altas Habilidades: Encorajando Potenciais, organizado por Ângela Virgolim (págs. 55 e 56). |
Esse estudo realizado pelas professoras itinerantes/coordenação ensino especial será muito valioso para o grupo de trablho do dia 26/10/2011!Valeu....Andrea,Roberta,Claudia.
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