quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Alterações propostas para o Currículo - Educação Especial

A Coordenação Intermediária da Educação Especial e as Professoras Itinerantes, mediante discussão do Currículo, propõem:

Potencialidades

Fragilidades

Alterações propostas para o currículo

Definição do público alvo atendido pela Educação Especial, conforme proposto na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: estudantes com deficiência, TGD e AH/SD.

(pág. 168 – anos iniciais)

(pág. 227 – anos finais)

Os alunos com Transtornos Funcionais: TDAH, TDA, Dislexia, DPAC ainda não possuem um atendimento específico.

Especificar como será realizado o atendimento aos alunos com Transtornos Funcionais: TDAH, TDA, Dislexia, DPAC.

O Currículo considera o respeito às diferenças e a valorização da diversidade.

(pág. 168 – anos iniciais)

(pág. 227 – anos finais)

O Currículo não deixa clara a importância de se valorizar as potencialidades de todos os estudantes.

Registrar que na construção e na aplicação do currículo devem ser considerados o respeito às diferenças e a valorização da diversidade, bem como as potencialidades de cada estudante.

O Currículo propõe o registro das adequações curriculares e explica, de forma clara, os níveis de adequação.

(págs. 170 a 173 – anos iniciais)

(pág. 228 a 231 – anos finais)

O Currículo não deixa clara a responsabilidade do professor regente da classe comum no preenchimento do formulário. Também não define o período para o preenchimento nem como será feito o acompanhamento e a avaliação das adequações propostas.

Explicitar a responsabilidade do professor regente da classe comum no preenchimento do formulário, definir o período para o preenchimento e como será feito o acompanhamento e a avaliação das adequações propostas.

Reforçar a importância das ações da Educação Especial estarem presentes no PPP e terem o apoio da Direção da escola.

O Currículo sugere recursos de acesso para estudantes com Deficiência Visual

(págs. 173 e 174 – anos iniciais)

(págs. 231 a 233 – anos finais)

Os recursos materiais específicos para os estudantes com DV nem sempre estão disponíveis em tempo hábil.

Garantir a disponibilização dos recursos materiais aos estudantes com deficiência visual.

O Currículo sugere adequações para estudantes com altas habilidades/superdotação

(pag. 181 – anos iniciais)

(pág. 238 e 239 – anos finais)

As adequações sugeridas não contemplam as múltiplas inteligências na prática escolar.

Inserir as sugestões propostas pelo MEC no livro: Altas Habilidades: Encorajando Potenciais, organizado por Ângela Virgolim (págs. 55 e 56).

Um comentário:

  1. Esse estudo realizado pelas professoras itinerantes/coordenação ensino especial será muito valioso para o grupo de trablho do dia 26/10/2011!Valeu....Andrea,Roberta,Claudia.

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