O Currículo e a Correção de Distorção Idade/Série Anos Finais
Potencialidades | Fragilidades | Sugestões de alterações |
Contempla estratégia pedagógica diferenciada, interdisciplinar e contextualizada, imprescindível para alunos com defasagem | As coordenações pedagógicas ainda acontecem por disciplina, fragmentada | Que as coordenações aconteçam por área de conhecimento, visando a um conhecimento integrado |
Ao citar Libâneo, considera que a aprendizagem é afetada por fatores sociais e afetivos | Não contempla especificamente a Correção de Distorção Idade/Série com citações de estratégias pedagógicas específicas para os alunos | Formação continuada de professores mais efetiva na área de relações humanas e psicologia da aprendizagem |
Cita a baixa auto-estima como um dos fatores preponderantes na aprendizagem | | Deveria elevar o status do eixo Diversidade para disciplina, assunto pouco tratado nas turmas de distorção idade/série |
Leva em conta as potencialidades do aluno, ou seja, aquilo que o aluno poderá aprender, cf. Vigotsky em seus estudos sobre Zona Proximal do Desenvolvimento | | |
A avaliação é vista como processual e contínua, visando a formação global do estudante | | Deveria prever uma organização dos trabalhos pedagógicos voltada para um projeto específico de intervenção aos alunos com defasagem de aprendizagem, de preferência no contra-turno da regência. |
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