terça-feira, 25 de outubro de 2011

O Currículo e a Correção de Distorção Idade/Série Anos Finais

Potencialidades

Fragilidades

Sugestões de alterações

Contempla estratégia pedagógica diferenciada, interdisciplinar e contextualizada, imprescindível para alunos com defasagem

As coordenações pedagógicas ainda acontecem por disciplina, fragmentada

Que as coordenações aconteçam por área de conhecimento, visando a um conhecimento integrado

Ao citar Libâneo, considera que a aprendizagem é afetada por fatores sociais e afetivos

Não contempla especificamente a Correção de Distorção Idade/Série com citações de estratégias pedagógicas específicas para os alunos

Formação continuada de professores mais efetiva na área de relações humanas e psicologia da aprendizagem

Cita a baixa auto-estima como um dos fatores preponderantes na aprendizagem

Deveria elevar o status do eixo Diversidade para disciplina, assunto pouco tratado nas turmas de distorção idade/série

Leva em conta as potencialidades do aluno, ou seja, aquilo que o aluno poderá aprender, cf. Vigotsky em seus estudos sobre Zona Proximal do Desenvolvimento

A avaliação é vista como processual e contínua, visando a formação global do estudante

Deveria prever uma organização dos trabalhos pedagógicos voltada para um projeto específico de intervenção aos alunos com defasagem de aprendizagem, de preferência no contra-turno da regência.

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