quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Plenária/ GRUPOS DE TRABALHO

Dia 26/10/2011 será nossa plenária /grupo de trabalho sobre o currículo experimental que atualmente utilizamos.
O que vocês acham de divulgar aqui as fragilidades e as potencialidades que sua escola descobriu durante os estudos realizados?
Acho que seria muito valioso .

Edilene Abreu

3 comentários:

  1. Vou colocar aqui algumas potencialidades e fragilidades que vejo no currículo de Educação Física - Ensino Fundamental, anos finais:
    A introdução condiz com a ideia de educação física escolar, as habilidades estão bem colocadas, mas os conteúdos, ao meu ver não estão adequados. Por que não colocar nos conteúdos, os jogos populares, jogos lúdicos, danças populares, artes marciais, artes circenses, entre outras. No currículo constatamos a preocupação maior com as modalidades desportivas como voleibol, basquete, handebol e futsal. Não acredito que o aluno de 7ª série/8º ano deva ver todas as modalidades apenas nessa fase do ensino e em todos os bimestres deva ter futsal. O aluno deve entender melhor o que é educação física quando ingressa na 5ª série/6º ano e aos poucos entender a real importância da educação física, sendo uma disciplina que deve trabalhar o cognitivo, afetivo, social e o físico e como promoção, recuperação e manutenção da saúde. A parte da diversidade está bem colocada nas habilidades, mas não nos conteúdos. Acredito que um currículo bem estruturado é muito importante para nossa prática pedagógica e vejo que o currículo de educação física contempla pontos importantíssimo, mas vejo que ainda possuímos pontos para serem modificados.
    Paula Amaral

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  2. Gostaria muito de ver as tecnologias educacionais contempladas no currículo de forma explícita em cada modalidade de ensino, uma vez que os laboratórios de informática e demais TIC já são uma realidade nas escolas há um bom tempo! É hora de se falar no assunto!
    João

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  3. Precisa existir um estudo constante do currículo e uma análise crítica da importância do trabalho de cada eixo para o desenvolvimento do aluno, isso em relação a Educação Infantil, pois é necessário ampliar e explorar todo potencial da criança.

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