terça-feira, 25 de outubro de 2011

Potencialidades, fragilidades e sugestões sobre o Currículo

Propostas da Coordenação de Educação Infantil sobre o Currículo:

- Potencialidades: o Currículo possuir uma introdução que enfatiza a importância de cada eixo a ser trabalhado com a criança, e também definir de forma simples a faixa etária de cada procedimento e habilidade contido no documento.

- Sugestões: como forma de viabilizar o trabalho do professor é necessário que o contido na introdução tanto do currículo quanto dos eixos esteja de alguma forma exposta também na parte habilidades e procedimentos, pois acaba que informações importantes contidas na introdução ficam perdidas no decorrer do ano e correm o risco de cair no esquecimento;
* Outro ponto importante é que apesar de ser bastante citado, os temas diversidade, cidadania e direitos humanos faz-se necessário que esteja no Currículo de forma mais clara e mais prática para o professor: como trabalhar? o que trabalhar? em quais momentos utilizar? Para que seja contemplado no decorrer do ano letivo com mais enfoque no tema, pois é de grande importância na formação do ser humano.

- Fragilidades: definir melhor a psicomotricidade e a infinidade de trabalhos que podem ser sugeridos pelo professor no momento procedimentos e habilidades para não correr o risco de ficar apenas nos trabalhos manuais (cortar, rasgar, fazer bolinhas de papel entre outros);
* Manter o Cuidar e Educar para sensibilizar o professor que trabalha com Educação Infantil que isso faz parte do trabalho e da aprendizagem do aluno de Educação Infantil (principalmente);
*Pensar uma forma para que algumas informações contidas na introdução dos Eixos (pontos que defendem a importância de cada eixo) estejam presentes na parte em que o professor mais utiliza em seu dia a dia o que fará com que esses conceitos tão importantes não sejam perdidos no decorrer do ano letivo.

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