quinta-feira, 20 de outubro de 2011

POTENCIALIDADES FRAGILIDADES SUGESTÕES PARA O CURRICULO
O CURRÍCULO VALORIZA O LETRAMENTO COMO EIXO NORTEADOR.
A LINGUAGEM USADA NO CURRÍCULO É, ÀS VEZES, MUITO TÉCNICA E FIGURATIVA. USAR UM VOCABULÁRIO MAIS CLARO E ACOMPANHADOS, SE POSSÍVEL, DE EXEMPLOS.
RESPEITA O NÍVEL DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. EXCESSO DE CONTEÚDOS. O CURRÍCULO DEVERIA FOCAR NOS ANOS INICIAIS, FUNDAMENTALMENTE, O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ( ATRAVÉS DAS QUATRO PRÁTICAS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DE GÊNEROS DIVERSOS, PRODUÇÃO TEXTUAL, ANÁLISE LINGUISTICA E SISTEMATIZAÇÃO DO CÓDIGO) COM VISTAS À FORMAÇÃO DO LEITOR E DO ESCRITOR PROFICIENTES; ALÉM DAS QUATRO OPERAÇÕES E O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LOGICO-MATEMÁTICO.
VALORIZA O DESENVOLVIMENTO DAS POTENCIALIDADES DOS ESTUDANTES.
NÃO CONTEMPLA A DISCIPLINA FILOSOFIA NOS ANOS INICIAIS. INCLUSÃO NOS ANOS INICIAIS DA DISCIPLINA FILOSOFIA COM PROFESSOR ESPECIFICO PARA MINISTRÁ-LA.
RESPEITA A CRIANÇA COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
O CURRÍCULO É VOLTADO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CIDADÃOS CRÍTICOS, PARTICIPATIVOS E TRANSFORMADORES DE SUA REALIDADE.
É FLEXÍVEL.


OS COMPONENTES CURRICULARES SÃO ORIENTADOS PELOS EIXOS: EDUCAR, CUIDAR, O LETRAMENTO E A DIVERSIDADE.
DRE DE SÃO SEBASTIÃO - ANÁLISE DO CURRÍCULO: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Um comentário:

  1. A participação das articuladoras do CRA é fundamental para o fortalecimento das reflexões !Parabéns Luana,Claudiane,Vania,Eliza.....continuem estudando e refletindo ,garantindo assim uma ação pedagógica coerente.

    ResponderExcluir