terça-feira, 25 de outubro de 2011

Propostas das Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem para alunos sem atendimento Especializado na rede

Potencialidades

Fragilidades

Alterações propostas para o currículo

Atendimento a estudantes TDA, TDAH, Dislexia, DPAC, Epilepsia e com Quoeficiente Intelectual abaixo da Média sem comprometimento das Habilidades Adaptativas.

§ O documento propõe condições diferenciadas para efetivação do processo educacional a estudantes com Necessidades Educativas Especiais, viabilizando condições de atendimento diferenciadas por meio da estratégias metodológicas e recursos específicos, zelando pela equidade e igualdade de condições.

§ O documento não prevê um atendimento Educacional Especializado para estudantes com TDA, TDAH, Dislexia, DPAC, Epilepsia e com Quoeficiente Intelectual abaixo da Média sem comprometimento das habilidades adaptativas, deixando estes estudantes excluídos de um atendimento pedagógico adequado à suas necessidades educativas.

§ Incluir obrigatoriamente no Currículo da Educação Básica do DF , no atendimento da Sala de Recursos estudantes com diagnóstico ou em processo (com comprometimento visível) de TODA, TDAH, Dislexia, DPAC, Epilepsia e com Quoeficiente Intelectual abaixo da Média sem comprometimento das habilidades adaptativas.

§ Investir paralelamente na formação dos professores por meio da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação e da ressignificação do espaço da Coordenação Pedagógica Coletiva

§ Atendimento Especializado (Sala de Recursos) a estudantes com rendimento abaixo da média esperado sem comprometimento das habilidades adaptativas.

§ Desvincular a obrigatoriedade do atendimento da sala de recursos da Avaliação/Laudo Médico, dando autonomia de atuação às Instituições educacionais, valorizando exclusivamente o processo de aprendizagem.

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