terça-feira, 25 de outubro de 2011

Propostas das Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem para uma estrutura organizada toda em Ciclos ou em Séries

Potencialidades

Fragilidades

Alterações propostas para o currículo

Discrepância entre a organização em CICLO e SÉRIE em toda rede pública de ensino

§ O Currículo valoriza em seus eixos por exemplo o brincar, que aponta para a Ludicidade, a diversidade, o educar como parte de uma educação libertadora e o letramento como elemento importante no processo de constituição do sujeito da aprendizagem.

§ Apesar de apontar eixos de atuação louváveis, a organização dos espaços educativos desta Secretaria de Estado de Educação em Ciclo (que propõe alterar os tempos e espaços da escola de forma mais global procurando ter uma visão crítica e reflexiva das finalidades educacionais da escola), acompanhado de uma promoção automática (diferente da progressão continuada que considera o tempo e ritmo do sugeito da aprendizagem numa organização do currículo plurianual) e a seriação acompanhada da repetência escolar (que faz com que o estudante seja o único responsável pela não aquisição da aprendizagem, dando total poderes ao professor, que em sua maioria não faz uma reflexão sobre a eficácia da sua prática pedagógica), não se configura de uma maneira positiva, pois trata de duas visões diferenciadas, duas perspectivas de ensino e avaliação diferentes numa mesma rede. Defendemos a instituição ou um sistema em sua totalidade seriado, ou um sistema em sua totalidade organizados em ciclos que agrupe os alunos por faixa etária, considerando o estágio de desenvolvimento cognitivo das crianças e dos adolescentes. Acreditamos que resolver o problema da repetência, também não se configura apenas numa problemática financeira para o sistema ,que precisa ser resolvida, mas o seu combate exige mecanismos de acompanhamento permanente dos alunos com dificuldades de aprendizagem; melhoria das condições de infra-estrutura das escolas, investimento na formação continuada dos professores; gestão democrática da escola e do sistema educacional; integração entre a escola e a comunidade entre outras medidas que vão assegurar a qualidade do ensino e a efetiva garantia do aprendizado. Com a implantação do Ensino Fundamental de 09 anos , esta Secretaria de Educação do DF traçou à época como estratégia a Proposta do BIA (Bloco Inicial de Alfabetização) organizado os três primeiros anos do Ensino Fundamental em CICLO e com Promoção automática e o restante em séries (com reprovação ao fim de cada série), porém consideramos uma grande fragilidade esta SEDF Não ter proposto uma AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA, ouvindo professores, equipes gestoras, DRE, Equipes centrais, Coordenadores pedagógicos a respeito da eficácia e resultados desta organização.

§ É necessário que a rede neste momento de construção do currículo defina que parâmetros de ensino e avaliação vai adotar para o sistema de ensino do DF, se Ciclo ou série.

§ Caso a rede decida implementar o ciclo para as demais etapas e modalidades de ensino, que a proposta seja constante no documento “Currículo de Educação Básica do Distrito Federal” e a organização dos saberes e avaliação voltados para esta concepção de tempos e espaços educativos com finalidades educativas bem delineadas e um acompanhamento rigoroso destas ações.

§ Caso a Proposta da organização da rede em Ciclos seja implementada, que a proposta pedagógica do BIA (Bloco Inicial de Alfabetização) , no que se refere aos três primeiros anos do Ensino Fundamental de 09 anos, seja parte integrante do Currículo e que para cada Ciclo (4º e 5º anos) dos Anos Iniciais, bem com os Ciclos a serem organizados nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio seja realizada uma proposta de organização do Trabalho pedagógico.

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