segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Reunião pedagógica



Estamos, neste momento, discutindo propostas para a construção do novo Currículo Escola do Cerrado.



O que temos?



O que queremos?



O que sugerimos?



Em breve, cada coordenação apresentará as potencialidades, fragilidades e alterações propostas para o currículo!!



Aguardem-nos!!



Núcleo Pedagógico de São Sebastião









5 comentários:

  1. Bacana essa iniciativa do Núcleo Pedagógico!!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Devemos pensar numa Educação Integrada em sua totalidade dos conhecimentos com a Vida Real , visando a sustentabilidade ,inclusão digital , musical e cultural ,que proporcione uma formação crítica de pessoas atuantes de uma forma positiva e saudável na sociedade !!!!

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Eduardo, concordo plenamente!!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Queremos um currículo reflexivo, inovador, crítico, contextualizado, adequado a realidade, transformador, libertador, integral, enxuto, significativo, participativo, que respeite a diversidade, identitário, provocativo, criativo, lúdico, dinâmico, vivo, expressivo...
    Representantes da plenária São Sebastião - GT matutino.

    ResponderExcluir
  5. Acredito na capacidade que temos de superar obstáculos e dar a volta por cima. Nestes últimos meses estudando o currículo e buscando maiores informações a respeito de países que a Educação é um sucesso, descobri fatos reais no Brasil, "Como é curioso notar que os nipo-brasileiros são 0,5% da população de São Paulo. Porém, ocupam 15% das vagas da USP, Lembrando que seus antepassados vieram para o Brasil praticamente analfabetos." Esses alunos costumam ter uma rotina de 4 a 6 horas de estudos por dia para alcançar seus objetivos, abrindo mão de coisas simples como o tempo de ver TV, enqunato uma pesquisa em escolas particulares brasileira de bom nível mostrou que os alunos do último ano do ensino médio disseram dedicar apenas uma hora por dia de estudos-além das aulas. Ao contrário dos nipo-brasileiros, nossos jovens assistem em média de 4 a 6 horas de tv por dia. (Revista Veja). Lendo essa reportagem me lembrei que a alguns anos atrás, o então colunista Claúdio de Moura Castro da revista veja, Disse que "Cada sociedade tem a Educação que quer: a nossa é péssima, antes de tudo porque não fazemos a nossa parte" na época achei um absurdo essa fala, hoje depois de vários anos de estudo e reflexâo concordo com ele, estamos num momento importante de participação na construção de nosso currículo e que eu vejo e o desânimo na maioria de nossos colegas a respeito do assunto, assim, está na hora de um exame de consciência, Estado, Escola e Professores buscarmos um Currículo que atenda as reais necessidades de nossa comunidade escolar, porém, não tomando para nós a totalidade da responsabilidade de uma Educação Integral, pois seria muita audácia de nossa parte em não trazer para dentro da escola e de nossas decisões AS FAMILIAS, afinal é na família que tudo acontece e reflete diretamente na sociedade que queremos. Assim, para que uma EDUCAÇÃO ACONTEÇA INTEGRALMENTE a família tem que fazer parte desse processo.

    ResponderExcluir