segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O SOE E O CURRÍCULO

O SOE estudou o currículo experimental e concluiu, dentre outras coisas, que:

1 - o Orientador Educacional alimenta o planejamento do professor fornecendo dados sobre o momento do aluno, sua etapa de desenvolvimento cognitivo, seus interesses;

2- o Orientador Educacional faz a ligação família-escola-comunidade para que o conhecimento esteja ligado à realidade vivencial do aluno;

3 - o SOE tem como uma de suas principais tarefas contribuir para que a escola cumpra o seu papel de ensinar e ensinar bem;

4 - no que diz respeito a atuação do SOE, o currículo experimental diz que ...
...devemos compreender o educando como um ser completo, que aprende a ser, conviver consigo mesmo, com o seu próximo e com o meio que o cerca;

...o desenvolvimento do educando está ligado às aprendizagens realizadas por meio das interações estabelecidas com o outro, que ao mesmo tempo influenciam e potencializam seu crescimento individual e a construção do seu saber cultural;

...devemos cuidar/educar, sempre lembrando que isto envolve solicitude, zelo,dedicação,atenção, bom trato, mediação, ações que devem permear todas as fases da aprendizagem;

...o mais importante é compreender como ajudar o outro a se desenvolver como ser humano. Cuidar/educar significa valorizar e ajudar a ampliar capacidades.É um ato em relação ao outro e a si próprio;

...devemos respeitar a identidade do educando e suas experiências;

...a escola/sala de aula deve ser um espaço educativo acolhedor;

...descobertas, ressignificação dos conhecimentos, aquisição de novos valores, relação com o meio ambiente e social e reconstrução da identidade pessoal, são ações que devem ter o estudante como protagonista da sua própria história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário